Plano de aula: Grau dos substantivos - aumentativo e diminutivo PLANO DE AULA - Grau dos substantivos: aumentativo e diminutivo Objetivos 1) Conhecer os mecanismos lingüísticos para a formação do aumentativo e diminutivo; 2) Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos nas diferentes situações de uso da língua; 3) Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou diminutivo. Comentário Grau dos Substantivos é um tópico clássico no ensino fundamental, e pode abranger graus variados de complexidade, de acordo com o nível de ensino em que é trabalhado. De modo geral, é assunto bem recebido pelos alunos. Material Os textos Grau dos substantivos: Aumentativo - Quadro traz síntese do conceito e exemplos incomuns e Grau dos substantivos: Diminutivo - Quadro explica o conceito e traz exemplos inusuais podem servir de introdução ao tema. Estratégias 1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura dos textos indicados no item anterior; 2) Depois da leitura, será feita uma gincana de aumentativos e diminutivos entre os alunos, com a contagem de pontos entre as equipes. Cada resposta correta valerá 1 ponto; 3) Criar um texto maluco usando dez aumentativos e outro usando dez diminutivos. Serão o Textão e o Textinho; 4) Voluntariamente, os alunos poderão ler seus textos em voz alta para a classe ou pedir para que o professor o leia; Atividades 1) Uma vez estabelecidos os pressupostos teóricos a respeito do grau dos substantivos, a critério de professor podem ser desenvolvidas diversas atividades para fixação do conteúdo; 2) Pode ser realizado um debate sobre o uso do grau dos substantivos, relacionando-o com os gêneros textuais. Pode-se discutir a propriedade do uso de aumentativos ou diminutivos num texto jornalístico ou científico, por exemplo. É interessante que os alunos contribuam livremente com exemplos e opiniões, para enriquecer a discussão. Sugestões As propostas do Textão e Textinho podem servir como aquecimento para uma aula mais detalhada sobre graus do substantivo, que explique o grau analítico e sintético e o modo comum de a língua produzir seus aumentativos e diminutivos. Os alunos também podem pesquisar e anotar em uma caderneta todos os aumentativos e diminutivos ouvidos durante os dias que antecedem a aula, discutindo posteriormente o uso, o contexto e o valor expressivo desses vocábulos. Língua Portuguesa - Gramática - Grau do Substantivo Aumentativo - Diminutivo Cruzadas Cruzadas Cruzadas Cruzadas Caça-Palavras Cruzadas Caça-Palavras Cruzadas

Plano de aula: Grau dos substantivos - aumentativo e diminutivo

PLANO DE AULA -  Grau dos substantivos: aumentativo e diminutivo
Objetivos 
1) Conhecer os mecanismos lingüísticos para a formação do aumentativo e diminutivo; 
2) Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos nas diferentes situações de uso da língua; 
3) Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou diminutivo. 
Comentário 
Grau dos Substantivos é um tópico clássico no ensino fundamental, e pode abranger graus variados de complexidade, de acordo com o nível de ensino em que é trabalhado. De modo geral, é assunto bem recebido pelos alunos. 
Material 
Os textos Grau dos substantivos: Aumentativo - Quadro traz síntese do conceito e exemplos incomuns e Grau dos substantivos: Diminutivo - Quadro explica o conceito e traz exemplos inusuais podem servir de introdução ao tema. 
Estratégias 
1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura dos textos indicados no item anterior; 
2) Depois da leitura, será feita uma gincana de aumentativos e diminutivos entre os alunos, com a contagem de pontos entre as equipes. Cada resposta correta valerá 1 ponto; 
3) Criar um texto maluco usando dez aumentativos e outro usando dez diminutivos. Serão o Textão e o Textinho; 
4) Voluntariamente, os alunos poderão ler seus textos em voz alta para a classe ou pedir para que o professor o leia; 
Atividades 
1) Uma vez estabelecidos os pressupostos teóricos a respeito do grau dos substantivos, a critério de professor podem ser desenvolvidas diversas atividades para fixação do conteúdo; 
2) Pode ser realizado um debate sobre o uso do grau dos substantivos, relacionando-o com os gêneros textuais. Pode-se discutir a propriedade do uso de aumentativos ou diminutivos num texto jornalístico ou científico, por exemplo. É interessante que os alunos contribuam livremente com exemplos e opiniões, para enriquecer a discussão. 
Sugestões 
As propostas do Textão e Textinho podem servir como aquecimento para uma aula mais detalhada sobre graus do substantivo, que explique o grau analítico e sintético e o modo comum de a língua produzir seus aumentativos e diminutivos. 
Os alunos também podem pesquisar e anotar em uma caderneta todos os aumentativos e diminutivos ouvidos durante os dias que antecedem a aula, discutindo posteriormente o uso, o contexto e o valor expressivo desses vocábulos. 
Língua Portuguesa - Gramática - Grau do Substantivo
Aumentativo - Diminutivo
Cruzadas
Cruzadas
Cruzadas
Cruzadas
Caça-Palavras
Cruzadas
Caça-Palavras
Cruzadas


Plano de aula: Grau dos substantivos - aumentativo e diminutivo

PLANO DE AULA -  Grau dos substantivos: aumentativo e diminutivo
Objetivos 
1) Conhecer os mecanismos lingüísticos para a formação do aumentativo e diminutivo; 
2) Reconhecer o emprego adequado de aumentativos e diminutivos nas diferentes situações de uso da língua; 
3) Conhecer os significados afetivos na utilização do aumentativo ou diminutivo. 
Comentário 
Grau dos Substantivos é um tópico clássico no ensino fundamental, e pode abranger graus variados de complexidade, de acordo com o nível de ensino em que é trabalhado. De modo geral, é assunto bem recebido pelos alunos. 
Material 
Os textos Grau dos substantivos: Aumentativo - Quadro traz síntese do conceito e exemplos incomuns e Grau dos substantivos: Diminutivo - Quadro explica o conceito e traz exemplos inusuais podem servir de introdução ao tema. 
Estratégias 
1) Inicialmente, proponha a seus alunos a leitura dos textos indicados no item anterior; 
2) Depois da leitura, será feita uma gincana de aumentativos e diminutivos entre os alunos, com a contagem de pontos entre as equipes. Cada resposta correta valerá 1 ponto; 
3) Criar um texto maluco usando dez aumentativos e outro usando dez diminutivos. Serão o Textão e o Textinho; 
4) Voluntariamente, os alunos poderão ler seus textos em voz alta para a classe ou pedir para que o professor o leia; 
Atividades 
1) Uma vez estabelecidos os pressupostos teóricos a respeito do grau dos substantivos, a critério de professor podem ser desenvolvidas diversas atividades para fixação do conteúdo; 
2) Pode ser realizado um debate sobre o uso do grau dos substantivos, relacionando-o com os gêneros textuais. Pode-se discutir a propriedade do uso de aumentativos ou diminutivos num texto jornalístico ou científico, por exemplo. É interessante que os alunos contribuam livremente com exemplos e opiniões, para enriquecer a discussão. 
Sugestões 
As propostas do Textão e Textinho podem servir como aquecimento para uma aula mais detalhada sobre graus do substantivo, que explique o grau analítico e sintético e o modo comum de a língua produzir seus aumentativos e diminutivos. 
Os alunos também podem pesquisar e anotar em uma caderneta todos os aumentativos e diminutivos ouvidos durante os dias que antecedem a aula, discutindo posteriormente o uso, o contexto e o valor expressivo desses vocábulos. 
Língua Portuguesa - Gramática - Grau do Substantivo
Aumentativo - Diminutivo
Cruzadas
Cruzadas
Cruzadas
Cruzadas
Caça-Palavras
Cruzadas
Caça-Palavras
Cruzadas



Nenhum comentário:

Postar um comentário