As demonstrações de carinho, cuidado e respeito entre professores, crianças e seus pares são fundamentais para o desenvolvimento pleno dos sujeitos
Falar, andar, comer alimentos sólidos, brincar com outras crianças, ir
para a escola e ali aprender milhares de coisas… Os adultos ficam
ansiosos para essas etapas, mas você já parou para pensar que antes
disso tudo acontecer as crianças já estão descobrindo e aprendendo a
lidar com diversos sentimentos e emoções? Pensando nisso, o professor
não pode ignorar que seus educandos, assim como ele, são seres que
quando tratados com afeto têm mais chance de se desenvolver emocional e
intelectualmente.
A primeira infância, de 0 aos 5 anos, é o período em que os seres
humanos constroem suas bases cognitiva, emocional, motora, social e
ética. Quando ainda não sabem utilizar a linguagem oral, as crianças
fazem uso principalmente da emoção para se comunicar com o mundo,
através do choro e sorriso, por exemplo. Ao adquirir a fala, as crianças
ganham mais um meio de expressar o que sentem e começam a se relacionar
com o mundo de outra forma. Segundo o pensador Jean Piaget, o
desenvolvimento intelectual em dois componentes: o cognitivo e o
afetivo, que caminham juntos. Para ele, toda ação e pensamento são ações
cognitivas, representadas pelas estruturas mentais, e afetivas,
representadas por uma estrutura energética, que é a afetividade.
“Quando a relação afetiva entre o professor e sua turma é positiva, as
crianças desenvolvem melhor sua memória, autoestima, vontade e
pensamento”, afirma Tágides Renata Mello, coordenadora da Educação
Infantil da Escola Educare e professora do Centro Universitário de São
Roque. “Esses aspectos influenciam o desenvolvimento cognitivo, pois é
preciso ter vontade, estar confortável e feliz no ambiente escolar para
de fato querer estudar. Não há aprendizado sem afetividade”. Em seu
papel de coordenadora, ela percebe que as crianças estão “crescendo com
uma excelente formação pedagógica”, mas que muitas escolas deixam de
lado a questão emocional envolvida no processo de formação. “Os alunos
não sabem interagir, dividir brinquedos, ouvir nãos, esperar sua vez,
lidar com suas emoções. Mas uma criança que desde pequena é ouvida,
observada e valorizada vai ser mais autônoma, crítica e segura em
relação ao que pensa”, afirma Tágides. “Nesse sentido, trabalhar com as
habilidades socioemocionais é muito importante, mas não pode se
restringir a uma disciplina específica”.
Demonstrando afetividade
Há quem acredite que para ser afetivo é preciso abraçar e beijar os
alunos. Algumas crianças chegam a passar 12 horas por dia na escola e
ficar todo esse tempo sem receber um abraço não é bom, mas essa não é a
única forma de demonstrar afeto. Promover uma roda de conversa no início
da aula e ouvir com atenção os alunos contarem o que fizeram em casa,
sentar ao lado deles enquanto desenham e perguntar a respeito, contar
uma história enquanto troca a fralda, acompanhar as brincadeiras e
observar o que estão falando entre si são formas pelas quais o professor
pode demonstrar carinho, atenção e cuidado pela sua turma. “A relação
afetiva com a criança não tem momento certo. Ela vai acontecer durante
toda a rotina, em todos os momentos, na observação, na atenção dada ao
que a criança diz e no respondê-la bem”, explica Tágides Mello.
Limites do afeto com a criança (pensando na família)
É importante lembrar que por mais que o vínculo afetivo entre educadores
e educandos seja essencial, ele deve estar centrado na aprendizagem. “A
criança precisa entender que estar com seu professor não é como estar
com sua mãe, seu pai, irmãos, tios”, afirma Maria Cristina Mantovanini,
doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo e
psicanalista membro associada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de
São Paulo. Segundo ela, o elo precisa ser desenvolvido entre eles. “O
professor respeita a criança, leva desafios adequados para sua faixa
etária, não impõe disciplina pelo medo, proporciona momentos agradáveis
em sala de aula e ensina coisas interessantes”, diz.
No que diz respeito a contatos físicos, o limite é em relação ao
respeito à criança, e na abertura que ela ao professor – ou não. “Há
crianças que são mais afetivas, chegam na escola e já correm para
abraçar o professor. Outras não gostam disso, ficam bravas e até
esfgregam o rosto depois de receber um beijo. É preciso observar e
respeitar cada comportamento e criar diferentes modos de demonstrar que
se importa com cada um”, diz Tágides Mello. A coordenadora lembra também
que alguns pais não gostam dessa proximidade entre seu filho e o
professor. Algumas famílias têm modos diferentes de expressar
sentimentos e essa questão também deve ser levada em conta pela escola.
Desenvolvimento emocional, social e intelectual
Quem não tem ou ao menos se lembra com carinho de um amigo de infância?
As relações construídas na escola ajudam a criança a se desenvolver
emocional, social e até mesmo intelectualmente, uma vez que crianças
também podem ensinar muito umas às outras, além de se sentirem seguras e
gostarem de frequentar a escola. Entretanto, assim como acontece entre
os adultos, a relação entre elas nem sempre é harmoniosa. “O ‘simples’
fato de estar na escola já exige muitas habilidades socioemocionais:
aprender a dividir a atenção, saber que ninguém é protagonista, esperar a
sua vez, dividir brinquedos, controlar o quanto e o que se fala. Nem
sempre isso se aprende em casa e a escola é lugar legítimo de
desenvolver esse convívio”, comenta a psicóloga Maria Cristina.
A primeira referência do professor deve ser o grupo: aprender como lidar
com aquela turma e os sentimentos gerais, organizar rodas de conversa
para que todos possam expressar o que sentem, identificar conflitos,
observar o vocabulário utilizado entre os alunos e incentivar o diálogo,
a empatia e a cooperação entre todos. Em alguns casos, é preciso partir
para o individual e chamar alguma criança para conversar em particular,
independentemente da idade. “Quando a criança está com dificuldades
para se relacionar com seus pares, ela pode criar diferentes estratégias
para mostrar isso: se isola, não participa, chama atenção pelo
comportamento indisciplinado ou vira o ‘palhaço’ da turma para se fazer
presente”, explica Maria Cristina. Ela afirma que o professor precisa
mostrar que percebeu o que está acontecendo e que está preocupado com a
criança. “Geralmente, a conversa com a criança e com a turma resolve a
questão, mas quando isso não acontece é preciso procurar a família, que é
aliada da escola no desenvolvimento afetivo e social das crianças”,
enfatiza.
Sentimentos podem ajudar ou atrapalhar desenvolvimento
Nem todos os cursos de pedagogia e licenciatura têm disciplinas voltadas
para as diferentes demonstrações emotivas que podem surgir em uma sala
de aula. Mas estando o professor preparado ou não, ele terá à sua frente
uma turma repleta de sentimentos, que podem ser trabalhados de modo a
desenvolver ou atrapalhar seu desenvolvimento cognitivo.
Existem diversos pensadores, livros, vídeos e outros materiais que podem
ajudar os professores a ensinar levando em consideração o afeto (veja a
lista abaixo), mas o mais importante é que sua formação humana esteja
adequada ao trabalho com crianças. “O professor que se coloca no lugar
de seu aluno, que aceita os desafios que a profissão oferece, que tem um
olhar diferenciado para a criança, que sabe a hora certa de comunicar
pais e coordenação sobre eventuais problemas, que ouve a criança, que
não oprime ninguém, que respeita ao próximo, esse sim é um profissional
que faz a diferença em uma escola”, cita a coordenadora Tágides Mello.
“Afetividade é afetar o meu próximo, então é preciso se perguntar: como
eu, professor, estou afetando meus alunos?”.
As demonstrações de carinho, cuidado e respeito entre professores, crianças e seus pares são fundamentais para o desenvolvimento pleno dos sujeitos
Falar, andar, comer alimentos sólidos, brincar com outras crianças, ir
para a escola e ali aprender milhares de coisas… Os adultos ficam
ansiosos para essas etapas, mas você já parou para pensar que antes
disso tudo acontecer as crianças já estão descobrindo e aprendendo a
lidar com diversos sentimentos e emoções? Pensando nisso, o professor
não pode ignorar que seus educandos, assim como ele, são seres que
quando tratados com afeto têm mais chance de se desenvolver emocional e
intelectualmente.
A primeira infância, de 0 aos 5 anos, é o período em que os seres
humanos constroem suas bases cognitiva, emocional, motora, social e
ética. Quando ainda não sabem utilizar a linguagem oral, as crianças
fazem uso principalmente da emoção para se comunicar com o mundo,
através do choro e sorriso, por exemplo. Ao adquirir a fala, as crianças
ganham mais um meio de expressar o que sentem e começam a se relacionar
com o mundo de outra forma. Segundo o pensador Jean Piaget, o
desenvolvimento intelectual em dois componentes: o cognitivo e o
afetivo, que caminham juntos. Para ele, toda ação e pensamento são ações
cognitivas, representadas pelas estruturas mentais, e afetivas,
representadas por uma estrutura energética, que é a afetividade.
“Quando a relação afetiva entre o professor e sua turma é positiva, as
crianças desenvolvem melhor sua memória, autoestima, vontade e
pensamento”, afirma Tágides Renata Mello, coordenadora da Educação
Infantil da Escola Educare e professora do Centro Universitário de São
Roque. “Esses aspectos influenciam o desenvolvimento cognitivo, pois é
preciso ter vontade, estar confortável e feliz no ambiente escolar para
de fato querer estudar. Não há aprendizado sem afetividade”. Em seu
papel de coordenadora, ela percebe que as crianças estão “crescendo com
uma excelente formação pedagógica”, mas que muitas escolas deixam de
lado a questão emocional envolvida no processo de formação. “Os alunos
não sabem interagir, dividir brinquedos, ouvir nãos, esperar sua vez,
lidar com suas emoções. Mas uma criança que desde pequena é ouvida,
observada e valorizada vai ser mais autônoma, crítica e segura em
relação ao que pensa”, afirma Tágides. “Nesse sentido, trabalhar com as
habilidades socioemocionais é muito importante, mas não pode se
restringir a uma disciplina específica”.
Demonstrando afetividade
Há quem acredite que para ser afetivo é preciso abraçar e beijar os
alunos. Algumas crianças chegam a passar 12 horas por dia na escola e
ficar todo esse tempo sem receber um abraço não é bom, mas essa não é a
única forma de demonstrar afeto. Promover uma roda de conversa no início
da aula e ouvir com atenção os alunos contarem o que fizeram em casa,
sentar ao lado deles enquanto desenham e perguntar a respeito, contar
uma história enquanto troca a fralda, acompanhar as brincadeiras e
observar o que estão falando entre si são formas pelas quais o professor
pode demonstrar carinho, atenção e cuidado pela sua turma. “A relação
afetiva com a criança não tem momento certo. Ela vai acontecer durante
toda a rotina, em todos os momentos, na observação, na atenção dada ao
que a criança diz e no respondê-la bem”, explica Tágides Mello.
Limites do afeto com a criança (pensando na família)
É importante lembrar que por mais que o vínculo afetivo entre educadores
e educandos seja essencial, ele deve estar centrado na aprendizagem. “A
criança precisa entender que estar com seu professor não é como estar
com sua mãe, seu pai, irmãos, tios”, afirma Maria Cristina Mantovanini,
doutora em Psicologia da Educação pela Universidade de São Paulo e
psicanalista membro associada da Sociedade Brasileira de Psicanálise de
São Paulo. Segundo ela, o elo precisa ser desenvolvido entre eles. “O
professor respeita a criança, leva desafios adequados para sua faixa
etária, não impõe disciplina pelo medo, proporciona momentos agradáveis
em sala de aula e ensina coisas interessantes”, diz.
No que diz respeito a contatos físicos, o limite é em relação ao
respeito à criança, e na abertura que ela ao professor – ou não. “Há
crianças que são mais afetivas, chegam na escola e já correm para
abraçar o professor. Outras não gostam disso, ficam bravas e até
esfgregam o rosto depois de receber um beijo. É preciso observar e
respeitar cada comportamento e criar diferentes modos de demonstrar que
se importa com cada um”, diz Tágides Mello. A coordenadora lembra também
que alguns pais não gostam dessa proximidade entre seu filho e o
professor. Algumas famílias têm modos diferentes de expressar
sentimentos e essa questão também deve ser levada em conta pela escola.
Desenvolvimento emocional, social e intelectual
Quem não tem ou ao menos se lembra com carinho de um amigo de infância?
As relações construídas na escola ajudam a criança a se desenvolver
emocional, social e até mesmo intelectualmente, uma vez que crianças
também podem ensinar muito umas às outras, além de se sentirem seguras e
gostarem de frequentar a escola. Entretanto, assim como acontece entre
os adultos, a relação entre elas nem sempre é harmoniosa. “O ‘simples’
fato de estar na escola já exige muitas habilidades socioemocionais:
aprender a dividir a atenção, saber que ninguém é protagonista, esperar a
sua vez, dividir brinquedos, controlar o quanto e o que se fala. Nem
sempre isso se aprende em casa e a escola é lugar legítimo de
desenvolver esse convívio”, comenta a psicóloga Maria Cristina.
A primeira referência do professor deve ser o grupo: aprender como lidar
com aquela turma e os sentimentos gerais, organizar rodas de conversa
para que todos possam expressar o que sentem, identificar conflitos,
observar o vocabulário utilizado entre os alunos e incentivar o diálogo,
a empatia e a cooperação entre todos. Em alguns casos, é preciso partir
para o individual e chamar alguma criança para conversar em particular,
independentemente da idade. “Quando a criança está com dificuldades
para se relacionar com seus pares, ela pode criar diferentes estratégias
para mostrar isso: se isola, não participa, chama atenção pelo
comportamento indisciplinado ou vira o ‘palhaço’ da turma para se fazer
presente”, explica Maria Cristina. Ela afirma que o professor precisa
mostrar que percebeu o que está acontecendo e que está preocupado com a
criança. “Geralmente, a conversa com a criança e com a turma resolve a
questão, mas quando isso não acontece é preciso procurar a família, que é
aliada da escola no desenvolvimento afetivo e social das crianças”,
enfatiza.
Sentimentos podem ajudar ou atrapalhar desenvolvimento
Nem todos os cursos de pedagogia e licenciatura têm disciplinas voltadas
para as diferentes demonstrações emotivas que podem surgir em uma sala
de aula. Mas estando o professor preparado ou não, ele terá à sua frente
uma turma repleta de sentimentos, que podem ser trabalhados de modo a
desenvolver ou atrapalhar seu desenvolvimento cognitivo.
Existem diversos pensadores, livros, vídeos e outros materiais que podem
ajudar os professores a ensinar levando em consideração o afeto (veja a
lista abaixo), mas o mais importante é que sua formação humana esteja
adequada ao trabalho com crianças. “O professor que se coloca no lugar
de seu aluno, que aceita os desafios que a profissão oferece, que tem um
olhar diferenciado para a criança, que sabe a hora certa de comunicar
pais e coordenação sobre eventuais problemas, que ouve a criança, que
não oprime ninguém, que respeita ao próximo, esse sim é um profissional
que faz a diferença em uma escola”, cita a coordenadora Tágides Mello.
“Afetividade é afetar o meu próximo, então é preciso se perguntar: como
eu, professor, estou afetando meus alunos?”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário